quinta-feira, 1 de abril de 2010

Manifesto do partido comunista de 1848

“Um fantasma ronda a Europa, o fantasma do Comunismo”, com esta frase Karl Marx e Friedrich Engels inicia o Preâmbulo de um documento que teria a intenção de Unir os trabalhadores do mundo em prol de um bem comum, a revolução.

Através deste documento – o manifesto do Partido Comunista de 1848 – Marx e Engels teceram suas criticas e elogios ao capitalismo, demonstrando também os aspectos de uma nova doutrina, o comunismo. Além da dessa obra clássica, a parceria de Marx e Engels já havia rendido outra obra importantíssima para a sociologia atual: A ideologia alemã.

O grande referencial teórico do manifesto do partido comunista está no que se diz sobre o socialismo cientifico, onde os autores estabelecem uma diferenciação entre o socialismo aqui citado e o socialismo utópico de Saint-simon. Enquanto os Franceses do socialismo utópico acreditavam em uma evolução da humanidade para se chegar ao comunismo pleno, os Alemães pensavam que só através de uma revolução do Proletariado o socialismo poderia ser imposto. Nesse processo seria abolida a propriedade privada, o direito de herança e transformando o trabalho atual, tirando toda a conotação que o trabalho recebe atualmente e implantando uma ditadura provisória por parte da classe proletária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário