segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Derby Politico

Lazio e Livorno são dois times italianos que promovem um dos mais espetaculares clássicos do futebol mundial, o clássico diferenciasse de vários outros de altíssima tradição como: Palmeiras e Corinthias; Flamengo e Vasco, Boca Juniors e River Plate, Internacionale e Milan ou Brasil e Argentina pelo fato deste ter o ingrediente da ideologia politica como tempero especial.

A Sociedad Sportiva Lazio é conhecida tradicionalmente na Itália como o "time do Dulce", fazendo referencia ao ditador fascista Mussolini, que por sua vez, era um torcedor da Lazio. Dentro da tradição de boa parte dos torcedores da Lazio há uma cultura facista. Já a Associazione Sportiva Livorno Calcio é o time dos partidários comunistas, criado por trabalhadores de tendência esquerdista.

A Lazio se demonstra como um dos cinco principais times de futebol da Itália (ao lado de Milan, Internacionale, Juventus e Roma) já a Livorno é um time intermediário, com pouca tradição e oscilante entre a segunda e a primeira divisão. Apesar das diferenças de status dentro do futebol propriamente dito, ambos os times proporcionam um espetáculo ideológico quando se enfrentam, chamado de "Derby político".

No Derby Político os times se tornam iguais, as torcidas exibem seus emblemas, de uma lado os nazi-fascistas torcedores da Lazio exibem suásticas Nazistas, cantam hinos fascistas e músicas em homenagem a Mussolini. do outro lado, os comunistas da Livorno exibem foices e martelos, bandeiras da URSS e Rostos de Che Guevara.


Em cima o jogador da Livorno Tomas Lucarelli comemorando um gol com o punho fechado, em sinal de saldação comunista, em baixo o atacante da Lazio Di Canio, fazendo saudação Nazista após marcar um gol contra a Livorno.

torcida da Livorno

Torcida da Lazio

Um comentário:

  1. Muito bom o post.

    Estou fazendo minha monografia sobre faixas das torcidas de futebol pelo mundo e estou tendo dificuldades em encontrar esse tipo de análise.

    ResponderExcluir