sexta-feira, 16 de abril de 2010

Principais Doutrinas socio-economicas modernas.

Doutrina

Propriedade

Principais Teóricos

Liberalismo.

Privada.

Adam Smith.

Neo-Liberalismo.

Privada.

Rüstow, Roosevelt.

Socialismo utópico.

Estatal.

Saint-Simón, Fourier.

Socialismo científico.

Estatal.

Karl Marx, Friedrich Engels.

Comunismo.

Bem Comum.

Karl Marx, Lenine.

Anarquismo.

Critica a formas de poder e de propriedade.

Bakunim.


Aqui está postado as principais doutrinas sócio-econômicas de nosso tempo.
O liberalismo e neoliberalismo como representantes mais fiéis do capitalismo defendendo o livre mercado e a propriedade privada são consideradas as principais doutrinas de direita (veja Esquerda direita? nesse blog). A diferença crucial entre ambas é a forma como o estado atua, como o próprio nome sugere o liberalismo surgiu antes, e defendia o total afastamento do estado da economia, principalmente com as ideias de Adam Smith em A riqueza das nações. após as primeiras crises do sistema capitalista os liberalistas começaram a teorizar sobre a prensença do estado para garantir a livre concorrência, a liberdade de mercado e a propriedade privada.
Em resposta ao mundo capitalista que oprimia o proletariado, muitas doutrinas surgiram para encher de esperança os corações do proletário, eram as doutrinas de esquerda. Primeiramente os socialistas Franceses como Saint-Simón e Fourier, que acreditava na construção de uma sociedade igualitária e sem o direito da propriedade particular. No entanto somente com Karl Marx a teoria socialista se consolidou de fato, através do socialismo cientifico. Na sua obra Marx vai diferencia o socialismo cientifico, como um socialismo revolucionário do socialismo francês, esse ele chama de Socialismo utópico.
Para Marx, o Socilaismo é uma fase de transição para o Comunismo, onde estaria uma sociedade justa de fato, onde a propiedade estaria nas mãos do Bem comum (veja O manifesto do Partido Comunista, nesse blog). no comunismo a coesão trabalharia para um bem comum, diferente do Anarquismo defendido por Bakunin, onde não haveria nehuma forma de hierarquia ou coesão, no entanto, não representa uma falta de ordem, mas uma falta de hierarquização não esclarecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário