quarta-feira, 3 de março de 2010

Positivismo


"Amor como princípio e ordem como base; o progresso como meta", esta frase lhe lembra alguma coisa? O que? Parece com nossa bandeira nacional não é? “Ordem e Progresso”. Não é mera coincidência, o positivismo influenciou bastante a construção do estado nacional brasileiro, mas afinal o que é positivismo?

Positivismo é uma doutrina de pensamento que tem como uma de suas principais características a utópica busca de verdades absolutas através do rigor do método.

O principal expoente do positivismo fora Auguste Comte, considerado por muitos o pai da sociologia, o mesmo desenvolveu o método positivo que consiste basicamente na realização da observação dos fenômenos, onde todo ou qualquer racionalização, crença ou outros tipos de ideologia estariam descartados e o que importaria era os dados positivos, ou seja o que é concreto, material ou sensível.

Auguste Comte pensava no conhecimento através de três estágios, que se dividem segundo uma ordem de evolução crescente: teológico, ou seja, o conhecimento ligado a religião e a seus dogmas incontestáveis; metafísico – que representa o conhecimento oriundo da razão e da filosofia; e por fim e segundo Auguste Comte o estágio mais evoluído do conhecimento – o estágio positivo – que representa a visão da ciência positivista.

Hoje, o positivismo se torna um tanto inconveniente se pensar na sociologia, pois na pesquisa sociológica não há verdades absolutas.

Beethoven Simplício

Nenhum comentário:

Postar um comentário