quarta-feira, 17 de março de 2010

A ética Protestante e o espírito do capitalismo

Considerado a grande obra de Weber, “A ética protestante e o espírito do capitalismo” é nada mais nada menos do que um dos livros fundamentais para o estudo da teoria sociológica clássica.

Max Weber, como um dos teóricos que se debruça sobre o problema da elaboração de uma nova ciência quanto a seu método e seu objeto, preocupasse também com o fato da ciência ser legitimada como tal, na introdução de sua obra ele diz: “Apenas no ocidente existe a ciência num estágio de desenvolvimento considerado valido”.

Weber é o primogênito de oito filhos, membro de uma família protestante, sua mãe uma mulher introspectiva e altamente moralista, seu pai era jurista e político, Weber possui uma vasta formação, passando pelo campo do Direito, filosofia, teologia e história.

Apesar de ser contemporâneo de Durkheim, não há registro que os dois tenham se conhecido, já Karl Marx, que não conhecera Weber pelo fato de ambos terem pertencido a gerações diferentes foi, no entanto fruto de bastante discussão, quanto ao fato de ambos trabalharem sobre o tema da florescência do capitalismo principalmente no estado alemão que é seu estado de origem.

Nesta obra a história do capitalismo é contada a partir do desenvolvimento da ética protestante. Esta ética, surgida no contexto da Reforma protestante como crítica do Catolicismo, propunha uma forma de religiosidade diferente, mais espiritualizada.

O ponto principal de divergência entre a ética protestante e a católica está em sua concepção de salvação: ao contrário das doutrinas católicas, o protestantismo não considera que as boas ações do sujeito como a caridade possam importar em sua salvação como fator fundamental. Ao contrário, esta salvação está garantida ou não por Deus, independentemente do comportamento do sujeito, a base da salvação está contida no fato de reconhecer Deus como salvador.

Os desígnios divinos estão absolutamente fora do alcance de qualquer ser humano. Entre Deus e os homens, não há qualquer mediação - mesmo a Igreja não possui qualquer contato especial com Ele. Daí porque também, no protestantismo, toda vida religiosa que antes era coletiva (na Idade Média católica) torna-se essencialmente individual.Nesse sentido, o protestantismo:

1. Separa radicalmente o homem de Deus, já que os desígnios dele não podem ser conhecidos pela limitada mente humana;

2. Desenvolve a teoria da Predestinação (já que não podemos agir moralmente e assim garantir a salvação, só podemos imaginar que alguns são predestinados à salvação, embora não possamos nos certificar de quais são os escolhidos);

3. Como substituto à idéia católica das boas ações que garantem a salvação, cria-se a idéia de que o sucesso na vida mundana é um sinal de que se é predestinado. Com isso, o protestantismo cria uma ética inteiramente nova: a ética do trabalho.

Beethoven Simplício Duarte.

Um comentário:

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