sábado, 14 de agosto de 2010

Antropologia - introdução

A antropologia é a ciência que visa estudar o comportamento do homem em sociedade, e nasce junto com a colonização, período no qual os Europeus se aventuraram mar a dentro em busca de explorar outros povos, sejam eles na America, África ou Oceania.

Estes povos serão os primeiros objetos de estudo da antropologia, a partir de uma visão evolucionista, ou seja, na visão européia estes povos ocupavam um lugar abaixo na evolução e começam a considerá-los como seres inferiores por não possuírem o mesmo grau tecnológico dos povos europeus, esta posição tomada pelo colonizador chamou de etnocentrismo. O evolucionismo na antropologia entende as sociedades como comportadas em diferentes graus de evolução, legitimando que uma sociedade deveria intervir em outra para “ajudar” a mesma a evoluir.

No inicio os Antropólogos viviam trancafiados em seus gabinetes, não tinha nenhum contato com o objeto de estudo (os nativos de sociedades distantes), a não ser o que os colonizadores lhe mandavam, por cartas e desenhos que descrevia a cultura e modo de vida dos nativos, estes antropólogos eram chamados de antropólogos de Gabinete.

A partir da escola funcionalista fundamentada nos estudos do polonês Bronislaw Malinowiski nas ilhas trobliands, a antropologia ganha uma caráter mais cientifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário