sábado, 20 de fevereiro de 2010

Max Weber

Maximillian Carl Emil Weber, ou simplesmente Max Weber nasceu na Alemanha em 1864 e morreu em 1920. é considerado um dos fundadores da sociologia enquanto ciência.

Max Weber é considerado um teórico interacionista, ou seja, pertencente a corrente de pensamento intitulada de interacionismo que acredita na produção do conhecimento como um processo de interação e mutuamente construído, não só o pesquisador ou o agente adquirirão conhecimentos, mas também o objeto de pesquisa, o mesmo acontece na sociedade às pessoas relacionam-se e constantemente estão sendo a mesma através da ação.

Mas não é qualquer ação que interessa o sociólogo, segundo weber a ação realmente importante para a sociologia é a ação dotada de intenção, tal intenção está carregada de valores, tal intenção deve ser pensada, esta ação é chamada de ação social. Este tipo de ação deve levar em consideração as ações futuras que possam ocorrer.

Para classificar as ações, Weber usa-se de tipos puros, que é uma espécie de interseção entre tal objeto, por exemplo: para se pensar o que é um estudante temos que procurar a(s) característica(s) mais gerais entre todos os estudantes.

O autor enumerou tipos puros de ação social que são quatro:

  • Ação tradicional – que se dá por costume ou habito.
  • Ação efetiva - que se dá por questões de humor e emocional.
  • Ação racional à valores – com um planejamento orientado por princípios de quem faz.
  • Ação racional à fins – com planejamento e orientado por resultados alcançados a partir de sua realização.

Beethoven Simplício Duarte.

2 comentários:

  1. oi sou Franklin um de seus alunos do liceu. Você
    poderia me falar ou postar coisa sobre Max Weber

    ResponderExcluir
  2. Franklin leia o texto sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo. que postei, se continuar com alguma duvida fale comigo.

    abraço.

    ResponderExcluir